quarta-feira, 27 de abril de 2011

Temos um campeonato!

Temos um campeonato!

Sim, depois de intermináveis 19 rodadas em uma primeira fase sem graça, finalmente o Campeonato Paulista chega em suas fases finais trazendo emoção e a velha rivalidade entre o 4 grandes clubes de SP. Mas precisava demorar tanto?

Com um campeonato inchado, com 20 times participantes, sendo que os 8 primeiros se classificam para as quartas-de-final, o Paulistinha se tornou chato. Os 4 grandes conseguem a classificação facilmente e torcedores e jogadores voltam toda a sua atenção para outros campeonatos como a Copa do Brasil e Libertadores. Um campeonato mais enxuto, com menos times participantes e classificando apenas os 4 primeiros com certeza seria mais atrativo.

Mas falemos da fase final! Palmeiras x Corinthians e São Paulo x Santos duelam em jogo único por um lugar na grande final.


PALMEIRAS: Tem como principal arma a sua defesa. É a menos vazada do campeonato com apenas 9 gols sofridos em 20 jogos. Felipão finalmente conseguiu impor o seu estilo de jogo de muita marcação e vêm dando certo no time. Em compensação, o Palmeiras tem o pior ataque entre os 4 semifinalistas e vive das bolas paradas de Marcos Assunção e das jogadas individuais de Kleber e Valdívia, este último que voltou a jogar um bom futebol depois de um período de lesões. Tem a vantagem de jogar como mandante e assim terá a torcida a seu favor no confronto contra o Corinthians.

Provável escalação: Deola, Cicinho, Danilo, Thiago Heleno e Rivaldo, Marcio Araújo, Marcos Assunção, Tinga e Valdivia, Luan e Kleber.


CORINTHIANS: Desde a precoce eliminação na Libertadores, o Timão tenta reencontrar o bom futebol mas carece de um bom elenco, sobretudo na armação. Morais, Danilo, Ramirez e Bruno César estão longe de agradar a torcida e a bola não chega redonda para os homens da frente. Tem como vantagem, ser o único que não está disputando outro campeonato, ou seja, estará inteiro em todos os jogos. Liedson, artilheiro do campeonato, é a grande esperança de gols. A não conquista do título provavelmente acarretará na demissão do contestado Tite.

Provável escalação: Júlio César, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Bruno César, Jorge Henrique e Dentinho, Liedson.


SÃO PAULO: Terminou em primeiro lugar na primeira fase e joga em casa com sua torcida, mas nem por isso é o favorito para o confronto contra o Santos. Isso porque terá o desfalque de Lucas, seu principal jogador, com uma lesão na coxa que poderá deixá-lo de fora até de uma possível final, caso o SP bata o Santos. Com isso, caberá a Dagoberto liderar o ataque são-paulino.

Provável escalação: Rogério Ceni; Rhodolfo, Alex Silva e Miranda; Jean, Carlinhos Paraíba, Casemiro, Ilsinho e Juan; Dagoberto e Marlos


SANTOS: Melhor ataque da competição, o Santos busca o bicampeonato sob liderança do trio Neymar, Ganso e Elano. Além do trio, Muricy Ramalho é outro destaque santista. O técnico conseguiu equilibrar o time, tornando a defesa mais consistente sem perder a ofensividade. Mas o fator chave do time do Santos será o confronto pela Libertadores hoje, contra o América do México na Vila Belmiro. Um empate ou até uma vitória magra poderá fazer com que Muricy poupe alguns jogadores no Paulista.

Provável escalação: Rafael, Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Danilo, Elano e Ganso; Neymar e Zé Eduardo

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Maior bandeirão do mundo, argentinos fora da Libertadores e situação do Santos fica mais difícil

Bandeira ocupou mais de um terço do histórico estádio, que tem capacidade para mais de 60 mil espectadores  Foto: Reuters
Foto: Reuters

O MAIOR BANDEIRÃO DO MUNDO

Torcedores do Peñarol desdobraram nesta terça-feira, no Estádio Centenário de Montevidéu, uma bandeira de mais de 14 mil m², considerada pelos torcedores como a maior do mundo. Bandeira ocupou mais de um terço do histórico estádio, que tem capacidade para mais de 60 mil espectadores.
Os torcedores investiram 400 litros de tinta e cerca de US$ 33 mil para fazer a bandeira.
Godoy Cruz e Independiente estão fora da Libertadores da América. A LDU e Peñarol despacharam os dois argentinos que estavam no grupo 8. Godoy Cruz se classificou a 2ª melhor campanha na temporada 2010 e o Independiente como campeão da Copa Sul-Americana.
 Não assisti os jogos, apenas os gols e melhores momentos, então vamos:

PEÑAROL 0 x 1 INDEPENDIENTE

Em campo tínhamos 12 títulos da Libertadores e a missão do Independiente era praticamente impossível. A equipe precisava de uma vitória por oito gols para seguir na Libertadores. Porém, mesmo com o sonho impossível e com as arquibancadas tomadas por mais de 50 mil torcedores do Peñarol, a equipe argentina impôs seu jogo, mesmo que com um time misto. O gol da vitória saiu aos 33 minutos do primeiro tempo, marcado pelo atacante Facundo Parra.
No final da partida, o goleiro Fabian Assmann foi expulso. Sem poder fazer mais alterações, Facundo Parra, autor do gol da vitória assumiu o gol do Independiente nos últimos minutos da partida. No duelo entre os dois maiores vencedores do torneio, uma partida digna de Libertadores da América. Fora do torneio sulamericano, o Independiente se prepara para o clássico de Avellaneda contra o Racing, pela 10a rodada do Clausura, no próximo domingo, as 16hs, no Cilindro de Avellaneda.

LDU 2 x 0 GODOY CRUZ

O Godoy Cruz tinha a obrigação de vencer a LDU fora de casa para conseguir a classificação para a próxima fase da Copa Libertadores. Mas, a equipe não resistiu a altitude, perdeu por 2 a 0 e ficou na fase de grupos em sua primeira participação na Competição. Com a derrota, a equipe ficou com apenas sete pontos e em última colocação no Grupo. Foi apenas a primeira participação da equipe de Mendoza na Libertadores, mas suficiente para aprender que é uma das competições mais difíceis do mundo.

COLO-COLO 2 x 1 DEPORTIVO TÁCHIRA

O desespero da eliminação não superou a qualidade do futebol chileno nesta terça-feira. Assim, o Colo Colo venceu e eliminou o Deportivo Táchira da disputa por uma vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores ao fazer 2 a 1 atuando em Santiago, pela penúltima rodada do Grupo 5. De quebra, complicou muito a situação do Santos na disputa pela classificação. Com o resultado, o Colo Colo assume a liderança da chave, com nove pontos, deixando o Táchira na última colocação, com quatro pontos. O Santos, que é terceiro colocado, somando cinco pontos, precisa vencer o Cerro Porteño fora de casa na quinta-feira para não precisar depender de combinação de resultados na última rodada.
 

JOGOS DA TERÇA-FEIRA CHAMPIONS LEAGUE

Messi comemora com Daniel Alves, autor da assistência do único gol do triunfo do time catalão  Foto: AFP
Foto: AFP

Não tivemos grandes surpresas na rodada ontem na Champions League desta terça-feira.

SHAKHTAR DONETSK  0 x 1 BARCELONA
O Shakhtar precisava de uma vitória por 4 a 0 ou cinco gols de diferença para conquistar a inédita vaga na semifinal da Liga dos Campeões. Por isso, o time ucraniano, que contou com o quarteto brasileiro avançado - Douglas Costa, Jadson, Willian e Luiz Adriano -, adiantou a marcação e começou o jogo agredindo o adversário.
Aos poucos, o Barcelona começou a domar o ritmo da partida e impor o estilo de jogo na Donbass Arena. O primeiro chute de perigo dos catalães aconteceu apenas aos 21min. Xavi arriscou de fora da área, mas a finalização saiu por cima. O Shakhtar respondeu dois minutos depois. Em boa escapada pelo lado direito, o lateral Kobin cruzou e Jadson, entre três marcadores, finalizou em cima de Valdés, que segurou o arremate.

Mas o mais marcante do jogo foi o gol do Lionel Messi, vou explicar porque. Melhor jogador do mundo nas últimas duas temporadas, o argentino Lionel Messi bateu mais um recorde nesta terça-feira. Além de assumir a artilharia isolada da competição com nove gols marcados, Messi também quebrou o recorde de número de gols em uma mesma temporada pelo Barcelona. Com o tento desta terça, o argentino chegou aos 48 em 46 partidas. Na temporada 1996/1997, Ronaldo Fenômeno fez 47 em 49 jogos.

FICHA TÉCNICA:

ESTÁDIO: Donbass Arena (Donetsk, Ucrânia)
ÁRBITRO: Florian Meyer (ALE)
AUXILIARES: Holger Henschel (ALE) e Christoph Bornhorst (ALE)
CARTÕES AMARELOS: Mkhitaryan, Ishchenko (SHA); Milito (BAR)
GOLS: Messi (0-1), 43'/1ºT

SHAKHTAR: Pyatov; Kobin, Ishchenko, Rakitskiy, Shevchuk; Hübschman (Fernandinho), Mkhitaryan, Douglas Costa (Eduardo), Jadson, Willian; Luiz Adriano (Marcelo Moreno) TÉCNICO: Mircea Lucescu

BARCELONA: Valdés; Daniel Alves, Busquets, Piqué (Milito), Adriano; Xavi (Pedro), Mascherano, Keita; Messi, Affelay e Villa (Jeffren) TÉCNICO: Pep Guardiola


MANCHESTER UNITED 2 x 1 CHELSEA

Em uma noite de "garçom" do meia-atacante Ryan Giggs e de "vilão" do volante brasileiro Ramires, o Manchester United voltou a vencer o Chelsea pelas quartas de final da Liga dos Campeões, garantindo a classificação. Dentro de casa, a equipe fez 2 a 1 com duas assistências do galês para garantir uma vaga na semifinal - havia vencido por 1 a 0 a partida de ida, em Londres. Ainda estou tentando entender o que o Ancelotti queria escalando o Torres como titular e deixar o Drogba no banco...

FICHA TÉCNICA:

Estádio: Old Trafford, Manchester (ING)
Árbitro: Olegário Benquerença (POR)
Cartões amarelos: O´Shea, Evra (MAN); Ramires, Malouda, Terry (CHE)
Cartões vermelhos: Ramires, 24'/2ºT (CHE)
GOLS: Chicharito Hernández, 43'/1ºT (1-0); Drogba, 32'/2°T (1-1); Park, 32'/2°T (2-1).

MANCHESTER UNITED: Van der Sar, O´Shea, Ferdinand, Vidic e Evra; Nani (Valencia, 30'/2°T), Carrick, Giggs e Park; Rooney e Chicharito Hernández. Técnico: Alex Ferguson.

CHELSEA: Cech, Ivanovic, Alex (Paulo Ferreira, 36'/2°T), Terry e Ashley Cole; Ramires, Essien e Lampard; Anelka (Kalou, 15'/2°T), Torres (Drogba, no intervalo) e Malouda. Técnico: Carlo Ancelotti.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Comentários da Rodada

Nada como uma quarta-feira repleta de muito futebol! Copa do Brasil, Libertadores e Champions League movimentaram o mundo da bola. Foi difícil acompanhar todos, mas segue alguns pitacos sobre os jogos.

Começando pela UCL que, apesar de ainda existir o jogo da volta, já tem quase certos 3 semifinalistas. Manchester United e Chelsea disputarão a quarta vaga.

Real Madrid 4 x 0 Tottenham

Bela vantagem conseguida pelo Real graças a imbecilidade de Petr Crouch, atacante do Tottenham, que foi expulso aos 15 minutos do 1º tempo após duas faltas violentas. Com um a menos, o time inglês se limitou a defender e não tinha nenhuma força ofensiva. Os gols eram questão de tempo. Adebayor (2), Di Maria e Cristiano Ronaldo marcaram e agora só um desastre parar tirar o time espanhol das semis.

Internazionale 2 x 5 Schalke 04

Sem dúvida o resultado mais impressionante destas quartas de final. Esperava-se um jogo difícil com uma leve vantagem para a Inter por jogar em casa e ser a atual campeã mas o time de Leonardo sente muito a falta de Lúcio. Stankovic marcou o primeiro gol do jogo logo aos 25 segundos, animando a torcida local. Porém não demorou muito para o bom e velho Raul e o desconhecido brasileiro Edu fazerem a festa na frágil defesa italiana. Placar final 5 x 2 para o Schalke e classificação praticamente garantida.

Barcelona 5 x 1 Shaktar Donetsk

Barbada! Mais um show! Impressionante o toque de bola do time catalão, com certeza o melhor time que vi jogar até agora em toda a minha vida. Messi, Xavi, Iniesta, Villa, Daniel Alves.... tocam a bola até surgir uma brecha na defesa adversária e quando surge não perdoam. Barcelona classificada e tudo indica um clássico espanhol, Barcelona x Real Madrid, nas semis!

Chelsea 0 x 1 Manchester United

O jogo mais equilibrado dessas quartas, como era de se esperar. Para mim, Ancelotti escalou mal o time começando com Zhirkov e Torres nos lugares de Malouda e Anelka, artilheiro do Chelsea na competição. Isso facilitou a defesa do Manchester, melhor da competição com apenas 2 gols tomados, que ainda teve uma grande atuação de Van der Sar. Rooney, que passa por excelente fase, guardou o seu e agora o Manchester jogará por um empate em casa para se classificar.

Já pela Libertadores, rodada ruim para os times brasileiros.

Jaguares 1 x 0 Inter

O Inter tinha tudo para sair do México com a classificação garantida, mas com um time apagado e sem criatividade acabou derrotado pelo time mexicano. O Inter ainda está em primeiro no seu grupo com 10 pontos, mas Jaguares (9 pontos) e Emelec (7 pontos e 1 jogo a menos) ainda ameaçam.

Santos 3 x 2 Colo Colo

Resultado importante para o time brasileiro que conseguiu sua primeira vitória na Libertadores. Porém, complicou um jogo fácil e terá sérios desfalques para o decisivo jogo contra o Cerro Porteño no Paraguai. Após um belo primeiro tempo e abrir 3 x 0 no placar o Santos começou a perder a cabeça. Neymar foi expulso após comemorar um gol colocando uma máscara, que é proibido pela Fifa, além de Zé Eduardo e Elano que foi expulso estupidamente por jogar uma toalha no técnico rival (Detalhe que o Elano já havia sido substituído e estava no banco de reservas). O Colo Colo chegou a marcar 2 gols, mas não conseguiu evitar a derrota mesmo com jogadores a mais em campo. Agora o Santos vai para o tudo ou nada, com o reforço de Muricy Ramalho no banco.

Nacional 2 x 0 Fluminense

Péssimo resultado para o time brasileiro. Jogando muito mal, não conseguiu criar nada contra a forte retranca uruguaia. Resta agora a difícil missão de ganhar dos Argentinos Jrs fora de casa e ainda torcer para uma vitória do América do México contra o Nacional na última rodada. Ficou bem complicado para o atual campeão brasileiro.

Pela Copa do Brasil, a única surpresa foi a eliminação do Atlético-MG frente ao Grêmio Prudente, última colocada no Campeonato Paulista. De resto, São Paulo, Vasco e Botafogo se classificaram e avançaram para as oitavas de final. Destaque para o Rogério Ceni que perdeu um pênalti de forma ridícula e para o matador Souza, ex-Corinthians, que marcou dois gols pelo Bahia. Vai chover!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Palpites do fim de semana

Fim de semana chegando e com ele muito futebol! Quem nunca "brincou" de bolão e se arriscou a palpitar nos resultados?

Selecionei 10 jogos que ocorrerão neste fim de semana para dar meus palpites, incluindo alguns clássicos regionais e também jogos internacionais:

Santos 3 x 0 Botafogo-SP
Mirassol 1 x 2 Corinthians
São Paulo 2 x 0 Santo André
Flamengo 2 x 2 Fluminense
Coritiba 2 x 1 Paraná
Avaí 3 x 0 Criciúma
Roma 1 x 2 Lazio
Sevilla 0 x 2 Barcelona
San Lorenzo 1 x 2 Boca Jr (Em homenagem ao Diogão)
River Plate 0 x 1 Velez Sarsfield

Alguém aí afim de errar como eu??

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Bayern bate a Inter pela UEFA por falha de Julio Cesar


Inter e Bayern fizeram o primeiro confronto das oitavas de final da UEFA Champions League no estádio Giuseppe Meazza, em Milão. Tendo os ataques superado as defesas, houve muitas finalizações e situações de gol, culminando no último minuto de jogo com o gol alemão marcado por Mário Gomez, que agora tem incríveis 31 gols na temporada 2010-2011, com 4 "hat tricks" (3 gols no mesmo jogo).

Em geral foi um jogo extremamente movimentado, onde as duas equipes sempre procuraram o gol, contrariando as expectativas de que o Bayern se trancaria na defesa esperando a Inter ir pra cima. Muitos passes errados e finalizações ridículas marcaram também o duelo. Destaque para Cambiasso, que deve ter chutado alguma bola pra fora do estádio. Exceções feitas para Robben do Bayern e Eto'o da Inter que jogaram demais, tanto na armação de jogadas quanto em arrancadas e dribles de excelente qualidade, além de finalizações perigosas.

No início do segundo tempo, uma bola na trave de Julio Cesar e a pressão da Inter na metade final do 2º tempo continuaram dando dinamismo ao jogo. E aos 44 minutos, o Bayern marcou o gol que garantiu a vitória numa falha homérica de Julio Cesar, que aliás vem tendo altos e baixos desde a fatídica partida do Brasil contra a Holanda na Copa do Mundo. Depois do chute de Robben de fora da área em cima de Julio Cesar, o goleiro da Inter não conseguiu segurar e espalmou a bola para o meio da área, e o artilheiro alemão Mario Gomez não desperdiçou a chance de empurrar a bola pro fundo da rede.

Esse resultado dá ao Bayern a vantagem do empate por qualquer placar no jogo de volta, que acontecerá no dia 15 de março, às 16h45 (horário de Brasília) no Allianz Arena, em Munique.


JOGOS PELO MUNDO: 23/02/2011

África do Sul: Premier League
Supersport Utd x Amazulu

Alemanha: Regionalliga North
Hallescher x Hertha (A)
Havelse x Wolfsburg (A)
Chemnitzer x Plauen
Braunschweig (A) x Wilhelmshaven
Turkiyemspor x RB Leipzig

Alemanha: Regionalliga South
Nurnberg (A) x Sonnenhof

América do Norte e Central: Concacaf Champions League
Toluca (MEX) x Monterrey (MEX)

América do Sul: Copa Libertadores
Leon De Huanuco (PER) x Oriente Petrolero (BOL)
Estudiantes de La Plata (ARG) x Deportivo Tolima (COL)
Fluminense (BRA) x Club Nacional (URU)
Internacional (BRA) x Jaguares (MEX)

Amistosos
AIK Stockholm (SUE) x Vasalund Essinge (SUE)
Anzhi (RUS) x Dinamo Minsk (BIE)
Jonkopings (SUE) x Falkenbergs (SUE)

Bélgica: Jupiler League
St. Truiden x Mechelen
Chile: Primera División
Audax Italiano x San Felipe
Huachipato x Santiago Wanderers
Palestino x Colo Colo
Deportes Iquique x Universidad Concepción

Equador: Serie A
Emelec x Olmedo
LDU Quito x Independ. Jose Teran

Escócia: Premier League
Motherwell x S Mirren

Escócia: Division 2
Ayr Utd x East Fife

Escócia: Division 3
Arbroath x Elgin
Stranraer x East Stirling

Europa: Europa League
Porto (POR) x Sevilla (ESP)

Europa: UEFA Champions League
Inter (ITA) x Bayern Munique (ALE)
Marseille (FRA) x Manchester Utd (ING)

Finlândia: Liiga Cup
Vaasa x Oulu
Rovaniemi x Tampere Utd

Hungria: League Cup
Paks x Videoton

Inglaterra: Premier League
Arsenal x Stoke City
Inglaterra: Blue Square South
Lewes x Ebbsfleet
Itália: Serie A
Bologna x Roma

Singapura: S-League
Singapore Air Force x Tanjong Pagar Utd Fc

Turquia: Tff 2. Lig
Balikesirspor x Konya Sekerspor
Elazigspor x Fethiyespor
Kocaelispor xEyupspor
Sakaryaspor x Adanademirspor
Sanliurfaspor x Ofspor
Tarsus Idman Yurdu x Dardanelspor
Telekomspor x Belediye Vanspor
Tokatspor x Pursaklarspor
Trabzon Karadeniz x Pendikspor

Venezuela: Primera Division
Atletico El Vigia x Mineros
Yaracuyanos x Caroni
Carabobo x Caracas
Deportivo Anzoategui x Zulia
Deportivo Petare x Aragua
Deportivo Tachira x Monagas
Esppor Club x Estudiantes Merida
Zamora x Lara
Trujillanos x Atletico Venezuela

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Reabertura do Estádio Ciudad de La Plata

Com uma grande festa, o Estádio Ciudad de La Plata, principal palco da Copa América 2011, que será realizada na Argentina, foi reinaugurado na noite desta quinta-feira, em um cerimônia que contou com a presença da presidente argentina, Cristina Kirchner, e dirigentes de futebol.

Fruto de um longo projeto e inaugurado parcialmente em 2003, o Estadio Ciudad de La Plata, também conhecido como Único, ficou pouco mais de um ano fechado para que a conclusão das obras, principalmente para a implementação da cobertura e do telão no meio do campo, e teve um custo total de aproximadamente 216 milhões de dólares.

Utilizado pelo Estudiantes de La Plata e Gimnasia y Egrima La Plata, o estádio municipal terá capacidade para abrigar cerca de 50 mil torcedores, separados em 10 setores e com um estacionamento próprio com capacidade para 5,5 mil veículos, que deve ser ampliado nos próximos meses.

- A reinauguração do Estádio Único de La Plata é um acontecimento muito esperado por todos. Ver o estádio terminado é uma grande satisfação. É o primeiro estádio pronto para a Copa América – declarou o presidente da federeção argentina, Julio Grondona.

No entanto, a grande novidade do estádio, considerado o mais moderno da América do Sul, fica por conta da cobertura, que atinge toda a área de arquibancadas e o torna o primeiro da América Latina a ter este tipo de proteção aos torcedores. Ademais, o estádio também possui um grande telhão de quatro lados no centro, além de um gramado removível que pode ser desmontado e montado em 48 horas.

Além de políticos, a grande festa contou com a apresentação do ex-goleiro Sergio Goycochea, e com a presença de esportivas e ex-atletas como Carlos Bilardo, manager da AFA, integrantes do Estudiantes e Gimnasia La Plata, e shows de alguns grupos musicais.

A primeira partida oficial a ser realizada no estádio será feita entre Estudiantes e Deportes Tolima, válida pela Taça Libertadores da América. O estádio também será palco da primeira partida da Copa América deste ano.